A maneira mais simples de reduzir a poluição ambiental é economizar energia, ou seja, utilização mais inteligente da energia. Este artigo discutirá a economia de energia como método de proteção ambiental. Ao utilizar o mínimo possível de combustíveis fósseis para obter energia, podemos reduzir a quantidade de substâncias nocivas que emitimos para a atmosfera.
A economia de energia é uma atividade científica, organizacional, informativa e prática de entidades jurídicas, governamentais e particulares que visa reduzir o consumo e as perdas de combustíveis e recursos energéticos.
A energia economizada pode ser utilizada para substituir a energia recém-produzida, reduzindo assim a poluição ambiental. A poupança de energia também é muito benéfica do ponto de vista económico. As medidas para reduzir o consumo de energia custam 2, 5 a 3 vezes menos do que a produção e entrega da mesma quantidade de energia recém-obtida aos consumidores.
Muita energia é desperdiçada na Terra. As fontes mais utilizadas hoje - carvão, petróleo, gás - poluem muito o meio ambiente. É necessário fazer alterações neste estado de coisas e a melhor forma de o fazer é reduzir o consumo de energia. Ao usar menos energia, reduzimos a poluição ambiental.Economia de energia- a medida de resgate mais importanteem torno danaturalambiente. A população do nosso planeta deveria utilizar menos fontes de energia não renováveis e mais renováveis.
Todos podem participar da economia de energia apagando sempre as luzes ao sair do ambiente. Você pode instalar reguladores em radiadores de aquecimento central para manter uma temperatura ambiente constante de cerca de +20 °C. Ao mesmo tempo, não congelaremos quando a sala estiver +14 ° C, não precisaremos ligar aquecedores elétricos e desperdiçar energia para aquecimento. Não ficaremos quentes se a sala estiver a +25 °C e não tivermos que abrir as janelas durante a estação de aquecimento e, como resultado, aquecer o ambiente.
Em vez de um carro, você pode caminhar até a loja mais próxima ou andar de bicicleta, etc. Mas as fontes de energia renováveis não substituirão imediatamente todas as fontes de energia não renováveis utilizadas actualmente. Portanto, é muito importante utilizar a quantidade de energia necessária e nada mais. Assim, com a ajuda da poupança de energia, podemos reduzir a quantidade de emissões que conduzem à poluição do ambiente, da atmosfera e da natureza.
Princípios de economia de energia
Num esforço para melhorar as condições de vida e reduzir o impacto ambiental, são necessários métodos e tecnologias para:
Use a energia de forma eficiente.
É necessário usar a energia da forma mais completa possível para trabalhos úteis. As necessidades das pessoas de utilizar a energia para fins úteis devem ser satisfeitas com o mínimo de desperdício. Exemplos: eliminar fugas de ar quente dos apartamentos, utilizar lâmpadas economizadoras e reduzir o consumo de água quente.
Selecione fontes de energia de ótima qualidade.
Não há necessidade de desperdiçar energia de alta qualidade. Nos casos em que se pode utilizar energia de baixa qualidade (calor), não se deve desperdiçar energia de alta qualidade (energia eléctrica).
Mesmo que muitas pessoas sigam estes princípios baseados nas leis da natureza, são necessários esforços adicionais para organizar toda a sociedade e viver de forma sustentável. A política, as ciências sociais e a sociedade devem ser envolvidas no processo de protecção ambiental através da poupança de energia.
Organizar nossas vidas e a sociedade de forma sustentável.
O estilo de vida da sociedade moderna deve desenvolver-se de acordo com as regras acima. A organização da sociedade, incluindo as alavancas económicas e as leis, deve promover a eficiência energética, o desenvolvimento dos transportes públicos, a reciclagem de materiais e outras componentes de um estilo de vida sustentável.
Obtenha mais com custos mínimos.
Ao estudar diferentes possibilidades de poupança de energia, podemos descobrir enormes oportunidades neste sentido. A poupança de energia é possível em tudo e através de muitas medidas diferentes. Existem alguns esforços que todos podem realizar agora para economizar energia e proteger o meio ambiente. Estas são medidas que dependem da consciência e participação pessoal. A maioria deles não requer nenhum investimento e depende apenas do nosso comportamento.
Algumas das atividades requerem pequenos investimentos para melhorar e aperfeiçoar as tecnologias utilizadas. Por exemplo, uma família precisa de uma geladeira nova. O consumo de energia de dois modelos idênticos com funcionalidades semelhantes pode variar significativamente. Ao escolher um mais eficiente, você pode economizar uma certa quantidade de energia a cada ano, enquanto este refrigerador lhe servir.
Receber ensino superior permitirá que você ocupe cargos de gestão na produção. Gerenciar o pessoal de uma organização exigirá que você tenha conhecimento sistêmico na área de conservação de recursos e energia e a presença de uma "cultura ecológica". Você será responsável pela vida e saúde de seus subordinados, pelo uso racional de água, energia elétrica, combustível e recursos energéticos. Promover a proteção ambiental se tornará uma necessidade vital para você.
A crise energética é a falta do abastecimento necessário de combustíveis e recursos energéticos para cobrir as necessidades do país.
Uma crise energética pode resultar de uma estrutura irracional da base de combustíveis e energia da economia, uma crise económica e política num determinado país.
Existem seis áreas de economia de energia:
- Criação de um marco regulatório;
- Formação de mecanismos na economia;
- Desenho de mecanismos financeiros;
- Organização e implementação de uma política de preços que reflita os custos reais dos recursos energéticos, produtos manufaturados, serviços e determine o padrão de vida da população do país;
- Formação de um sistema de gestão de economia de energia;
- Criação de um sistema de informação para promoção da conservação de energia, formação e formação de pessoal na área da conservação de energia, mudando a psicologia da população.
Diretrizes da política estadual na área de economia de energia e proteção ambiental:
- Produção, distribuição e transmissão máxima eficiente de energia;
- Reduzir a intensidade energética na produção de produtos e prestação de serviços;
- Utilização de equipamentos, sistemas de iluminação e aquecimento energeticamente eficientes;
- Desenvolvimento de pequenas centrais hidrelétricas;
- Utilização de fontes de energia renováveis, biomassa, combustíveis locais;
- Processamento integrado de resíduos;
- Organização de auditorias ambientais e energéticas e exame de projetos empresariais;
- Planeamento e previsão ambiental territorial;
- Reconstrução e construção de estações de tratamento e instalações ambientais;
- Desenvolvimento de padrões ambientais e passaportes empresariais.